ENERGIA SOLAR E O MEIO AMBIENTE

ENERGIA SOLAR E O MEIO AMBIENTE



Quando o assunto é energia solar fotovoltaica  naturalmente surge o assunto sustentabilidade. Mas qual o real benefício que a tecnologia solar traz ao meio ambiente?!?!
Na verdade, o raciocínio é bem simples, a energia elétrica consumida pelo consumidor brasileiro, é originada em grande quantidade, por hidroelétricas e termelétricas. Para a geração de energia através das hidroelétricas  são desperdiçados litros de água para geração do kWh. Já nas termelétricas é realizada a queima de combustíveis fósseis para a produção de energia.
Por exemplo, para a geração de 1kWh, a partir de uma hidroelétrica, é necessário utilizar 5.760 litros de água. Portanto um chuveiro elétrico de 5.800 W ligado por um minuto  irá consumir 556,8 litros de água do reservatório de uma hidroelétrica. Em média, no Brasil, o consumo mensal de uma residência gira em torno de 159 kWh/mês, o que representa 915.840 litros de água de um reservatório.
Agora considerando as termelétricas, a queima de combustíveis fósseis para a geração de energia produz cerca de 1,62 kg de   para gerar 1 kwh.  Sendo assim, para o consumo de 159 kWh/mês, haverá a emissão de 257,58 kg de  .
Para produzir energia elétrica a partir de placas solares é necessário apenas a incidência de radiação solar, portanto, quem investe nessa tecnologia, além de possuir o benefício financeiro, abre mão das fontes tradicionais de energia, que poluem o meio ambiente e desperdiçam recursos naturais.   



SOLICITE UM ORÇAMENTO